Nada se pode tirar ou acrescentar nas Palavras do Eterno

LUCAS 16:16-17

Esta é uma das passagens a que alguns se "agarram", de forma incorrecta, para ensinar que a eterna Lei/Torá de YHWH só "durou" até João, o Batista. Nada de mais errado, pois O Filho cumpriu-a integralmente, vivendo por ela, bem como os Seus apóstolos a observaram.

Esta passagem que, até hoje, ainda perturba os crentes, resulta de uma tradução incorrecta, em que o tradutor acrescenta da sua autoria uma palavra que não está no original (a mesma que nas vossas Bíblias, tradução JFA, se encontra escrita em itálico). Vejamos o que diz Lucas 16:16-17“A Lei e os profetas “duraram” até João [o Batista]; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da Lei”.

A palavra duraram(em itálico) não consta dos textos originais. Ora o tradutor entendeu que a frase faria melhor sentido se lhe acrescentasse a palavra “duraram”. O propósito de acrescentar ou retirar algo à Palavra de Deus é condenado pelo próprio Deus que diz em Deuteronómio 4:2 e 12:32“Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos de YHWH vosso Deus, que eu vos mando... Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”. Porém, o homem tem-se esquecido deste e de outros preceitos de Deus.

O versículo 16 não nos diz que a autoridade da Lei e dos profetas existiram até ao momento em que apareceu em cena o “anjo” que preparou o caminho do Cordeiro: João, o Batista. Pelo contrário, diz-nos que “até João existiram a Lei e os profetas” para anunciarem a vinda do Reino de Deus, dando a sua visão profética do que estava para vir. Porém, em aditamento a estes testemunhos antigos, veio João, o Batista, e depois Yeshua e os Seus apóstolos, para anunciarem a proximidade do Reino ou, até, que o Reino de Deus estava entre nós: ver verso 31; João 5:46; Romanos 3:21, como também nos é dito em Mateus 3:1-2 por João e depois por Yeshua em Mateus 4:17; Marcos 1:15, tendo como resultado que todos fazem força para entrar no Reino dos céus: Mateus 11:12. Se na realidade a Lei e os profetas tivessem vigorado só até João, o Batista, onde caberiam então os ensinamentos de Yeshua e dos Seus apóstolos que são, todos eles, posteriores a João, o Batista? Como se vê é fácil desmontar este erro.

O grande problema do homem continua a ser o seu coração. Enganoso é o coração do homem, diz a Palavra de Deus. Quando YHWH manda o homem guardar toda a Sua Lei/Torá, todos os Seus mandamentos, estará Ele a ser caprichoso? Ou será que a Palavra nos diz que guardar os seus mandamentos acrescenta vida àqueles que lhes obedecem? Os seus mandamentos são luz pois Deus quer o melhor para os Seus filhos.


Ele quer o nosso bem: Deuteronómio 5:29“Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre”. Este desabafo de Deus dispensa qualquer comentário. Diz-nos em Deuteronómio 12:28“Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e recto aos olhos de YHWH teu Deus. Ver também Deuteronómio 29:29.

No entanto, do mesmo modo que Deus promete o bem, a segurança e a Sua protecção aos que andam nos Seus caminhos, na Sua Lei/Torá, também promete castigo aos que Lhe voltam as costas e são obstinados, rebeldes e desobedientes: Deuteronómio 28:45-46“E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz de YHWH teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado. E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre. O castigo virá sobre a humanidade porque se desviou dos caminhos de Deus, i.e. da Sua Lei/Torá, da Sua vontade. Diz-nos O Senhor que a terra pranteia e se murcha por causa dos seus moradores...“porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna” que Deus havia feito com o homem – Isaías 24:5b. Também estas palavras dispensam comentários.

Lembremos que no verso 17 de Lucas 16, diz: "E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei". Temos que ler todo o contexto e não construirmos uma matéria doutrinal assente num só versículo bíblico.

É pois comum ouvir alguns referirem o versículo 16 para afirmarem o conceito que a Lei de YHWH terminou a sua validade em João (o Batista), dizendo “Não diz o Novo Testamento que a Lei e os profetas duraram até Cristo?”. Ora, antes de mais, se assim fosse, todas as palavras de Cristo a respeito do ensino da Lei/Torá ficariam sem valor, uma vez que O Cristo só iniciou o Seu ministério depois do batismo de João. E, o que é mais curioso, é que estes falsos profetas se “agarram” somente ao versículo 16 deixando de fora o que nos é dito no versículo 17.

Se estudarmos com mais atenção o que nos diz o versículo 16 verificamos que Lucas nos diz que “a Lei e os profetas” eram as únicas fontes de referência até João, o Batista. Depois dele, e através do Cristo e dos Seus apóstolos, começou a ser anunciado o reino de YHWH, porque esse reino estava entre nós na pessoa do Messias, O Ungido de YHWH.

Shabat Shalom
 

SEMINÁRIO SARKÓZ

VENHA SABER SOBRE SARKOZO QUE É ISTO?

NOS DIAS 28,29 E 30 DE JANEIRO.

SE VOCE DESEJA UMA EXPERIÊNCIA SOBRENATURAL ENTRE EM CONTATO PELO,
E-MAIL casadeoracao_con@hotmail.com

A SUA VIDA SERÁ TOCADA E GRANDES COISAS O ETERNO FARÁ, VEM E EXPERIMENTE   !!!

Shabatt Shalom

A DIVINDADE DE YESHUA

Sem nos querermos envolver em qualquer tipo de polémica sobre a divindade de Yeshua (Jesus), O Messias, não podemos deixar de chamar a atenção para algumas passagens, entre muitas outras, que revelam bem a identidade e divindade Daquele Deus YHWH que veio até nós em forma humana, na carne, O Senhor Yeshua. Vejamos algumas dessas passagens:

Isaías 9:6-7 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu [O Senhor Yeshua, O Filho], e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça [na Sua Lei/Torá], desde agora e para sempre; o zelo de YHWH dos Exércitos fará isto".

Filipenses 2:8 "E [O Deus YHWH], achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz".

Enquanto Homem, Yeshua recebeu adoração de homens e anjos, que O adoraram (Hebreus 1:6) e serviram (Mateus 4:11; João 1:51). Ora a adoração é algo que só é devida ao Deus Único. Exemplo:

Apocalipse 22:9 "E [o anjo que falava com João] disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora [somente] a Deus".

Na realidade, só Deus é digno de receber adoração...Ora Yeshua, O Filho, recebeu adoração conforme as seguintes passagens nos revelam: Mateus 2:11; 14:33; 28:9, 17; Marcos 15:19; 

Outras passagens. David fala Do Eterno nestes termos:

Salmo 5:2 – "Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei".

Salmo 43:5 "Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação [=Yeshua] da minha face e Deus meu".

O apóstolo Tomé falou assim para O Senhor Yeshua, após a Sua ressurreição:

João 20:28 "E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu”!


Isaías 54:5“Porque o teu Criador [Senhor YHWH] é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel [Yeshua, O Cordeiro] é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra.

Como só adoramos a Um Único Deus, Senhor YHWH (Deuteronómio 6:4), fácil é então de entender a razão pela qual Yeshua, O Rei vindouro era YHWH na carne na Sua primeira vinda. O Senhor Yeshua transfigurou-se no Monte perante alguns dos Seus discípulos, revelando-lhes a Sua Majestade e glória celestiais.

Muito mais poderia ser dito para podermos entender a verdadeira natureza do Filho de YHWH, O Deus connosco (O Emanuel), mas tal implicava um desenvolvimento que este espaço não comporta. 
Quando nos propomos estudar e ensinar a Palavra de Deus aos que andam em trevas, estamos a assumir uma grande responsabilidade perante O Deus Criador, Senhor YHWH/Yeshua e perante o nosso semelhante, pelo que devemos sempre ter uma mente aberta à influência do Ruach Ha Kodesh (Espírito Santo) para que possamos progredir na Verdade que O Santo nos vai revelando.

Se descartarmos a raiz hebraica destes ensinamentos estaremos a deixar-nos conduzir por ensinamentos que estão afastados da Verdade, porque estão influenciados pelos erros que ao longo de muitos séculos distorceram e deturparam a Palavra, devido à influência das filosofias de raiz greco-romanas e outras.

AGUARDE...... CONFERÈNCIA SOBRE SARKOZ

EM JANEIRO DIAS 28/29 E 30 FAZER INSCRIÇÃO COM O Pr RAIMUNDO.

E-mail    casadeoracao_con@hotmail.com

BATISMO

DOMINGO NA CON BATISMO " VENHAM PARTICIPAR DIA 16 DE JANEIRO 2011"

                    ESTAMOS VIVENDO OS TEMPOS APOSTÓLICOS

1º CONGRESSO INFANTIL

COMEÇA NESTA QUINTA FEIRA DIA 13 A 15 DE JANEIRO


VAI SER MARAVILHOSO

Beit Tefilah

-

Quem Sou Eu

Quem Sou Eu
Pr. Raimundo

Nossos Endereços

ITAJUBÁ - MG
Rua: Geraldino Campista, 225
Bairro: Sto. Antônio
Tel.: (35) 3623-2737
Pr. José R. Fonseca
Pra. Siléia S. Fonseca


JACUTINGA - MG
Av. Brasília, s/n
Bairro: Parque das Nações
Tel.: (35) 3443-6903
Pr. Redson Aguiar
Pra. Tânia M. Aguiar


CAXAMBU - MG
(
Novo endereço aguarde)
Bairro: Centro
Pr. Marciel N. Santos
Pra. Juliana dos Santos


Nossa Agenda

Estamos Apresentando Este Seminário para sua Igreja
SEMINÁRIO SARKÓZ
CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES,
casadeoracaeo_con@hotmail.com

Em Março acampa jovenms,faça sua inscrição, eu vou
com o luiz Carlos:
firmolc@hotmail.com
Terça Feira n- Oração
Quarta Feira - Célula no Bairro dos Marques "Virginia MG"
Quintáa Feira - Células
Sexta Freira - Shabat
Sábado - Redes
Domingo - Cultio da família