Não podemos ser Alienados temos que entender

AS FUNÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS DA PROFECIA
Jr 34.8-11, 16, 16
            O QUE É POLÍTICA E JUSTIÇA SOCIAL?
            O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado.
            A justiça social busca o bem comum, através de ações que virão suprimir toda forma de injustiça na vida em sociedade. O termo justiça (do latim iustitia), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos.
            PROFETAS, POLÍTICA E JUSTIÇA SOCIAL
            Os profetas não se limitaram a falar sobre "as coisas do céu" ou sobre o futuro glorioso do povo de Deus. Eles estavam comprometidos com o bem do povo de Deus. O profeta de Deus é também porta-voz de uma mensagem que anuncia, denuncia e alerta diante de situações presentes e conhecidas. O profeta de Deus tem consciência que a sua vocação, comissão, sustento, segurança, autoridade e mensagem provêem do Senhor. Ele não está livre de temores, mas buscará superar a si mesmo, suas limitações, paixões e fraquezas, confiando e contando com a ajuda de quem o separou desde o ventre de sua mãe (Jr 1.5; Sl 139.16; Gl 1.15).
            MONARQUIA EM ISRAEL, PROFETAS E PROFECIAS
            No campo político, a confiança dos governantes no Poder temporal em substituição ao Senhor, fez com que as práticas idólatras, casamentos por conveniências políticas e alianças com grandes impérios,  fossem  denunciadas e combatidas pelos profetas: Estas questões estiveram presentes, por exemplo, nas mensagens de Oséias (7.8,11; 12.1-2) e de Isaías (30.1-2; 31.1).
            Sobre as questões econômicas e sociais que promoviam a injustiça social, foram denunciadas e combatidas as seguintes práticas: A substituição do Senhor pelas riquezas, a ganância, o suborno recebido pelo juiz, a exploração dos trabalhadores para a manutenção do luxo no palácio, do rei e da corte, a concentração de riquezas nas mãos de poucos, o empobrecimento da maioria da população, a administração fraudulenta, a impunidade, a violência e a opressão.
            Contra estas coisas foram levantados e falaram claramente, por exemplo, Amós (8.4-6), Isaías(1.15, 21-31; 3.16-17), Miquéias (2.1-2), Jeremias (34.8-11, 16, 17).
            IGREJA, POLÍTICA E JUSTIÇA SOCIAL
            Em sua função profética, como a igreja esta se posicionando diante dos dilemas sociais de nossa época?
            Está investindo no socorro aos necessitados, na educação, na evangelização ou fazendo alianças com candidatos e políticos corruptos, ladrões, devassos e arrogantes? Dessa forma, pode-se entender o silêncio profético de muitos para com as questões políticas e sociais de nossa época. Precisamos seguir o exemplo de Micaías (1 Rs 22.13-14). Não dá para denunciar o "pecado de Herodes" (Mt 14.3-12) quando se senta na mesa com "Herodes" para negociar ou buscar favores ilícitos ou imorais.

0 comentários:

Postar um comentário

Beit Tefilah

-

Quem Sou Eu

Quem Sou Eu
Pr. Raimundo

Nossos Endereços

ITAJUBÁ - MG
Rua: Geraldino Campista, 225
Bairro: Sto. Antônio
Tel.: (35) 3623-2737
Pr. José R. Fonseca
Pra. Siléia S. Fonseca


JACUTINGA - MG
Av. Brasília, s/n
Bairro: Parque das Nações
Tel.: (35) 3443-6903
Pr. Redson Aguiar
Pra. Tânia M. Aguiar


CAXAMBU - MG
(
Novo endereço aguarde)
Bairro: Centro
Pr. Marciel N. Santos
Pra. Juliana dos Santos


Nossa Agenda

Estamos Apresentando Este Seminário para sua Igreja
SEMINÁRIO SARKÓZ
CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES,
casadeoracaeo_con@hotmail.com

Em Março acampa jovenms,faça sua inscrição, eu vou
com o luiz Carlos:
firmolc@hotmail.com
Terça Feira n- Oração
Quarta Feira - Célula no Bairro dos Marques "Virginia MG"
Quintáa Feira - Células
Sexta Freira - Shabat
Sábado - Redes
Domingo - Cultio da família